Três pérolas do tesouro de São João Paulo II

Traduzido e adaptado de Christopher West.

O mais renomado professor e promotor da Teologia do Corpo de São João Paulo II, o teólogo e palestrante Christopher West, enumerou em um artigo suas três citações favoritas, três pérolas retiradas do imenso tesouro das catequeses do nosso santo papa, fazendo um pequeno comentário sobre cada uma delas.

Depois de cada citação, entre parênteses, está indicado o número da catequese e o parágrafo de onde a citação foi retirada.

1

“O corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo, o mistério oculto deste a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele.” (TdC 19:4)

Esta é a declaração da tese de João Paulo II, o pincel com o qual ele pinta a totalidade de suas catequeses sobre o corpo. Nós não podemos ver as realidades divina e espiritual. Por definição, elas são invisíveis. Mas o corpo as fazem visíveis. Se estamos vendo o corpo corretamente, o que nós vemos é a história divina e espiritual sendo contada. Qual é essa história? Em uma palavra: comunhão. O corpo do homem não faz sentido por ele só. Nem o da mulher. Mais vistos à luz um do outro nós descobrimos o glorioso chamado à comunhão de uma vida de doação. E isto é um sinal da vida íntima de Deus, o que nos leva à próxima citação…

2

“Podemos deduzir que o homem se tornou “imagem e semelhança” de Deus não só mediante a própria humanidade, mas ainda mediante a comunhão de pessoas, que o homem e a mulher formam desde o começo. A função da imagem está em espelhar aquele que é o modelo, reproduzir o seu protótipo. O homem se torna imagem de Deus não tanto no momento da solidão quanto no momento da comunhão… Isto constitui, talvez, o aspecto teológico mais profundo de tudo o que se pode dizer acerca do homem… Sobre tudo isto, desde o princípio, desceu a benção da fecundidade, unida à procriação humana.” (TdC 9:3)

Aqui, São João Paulo II apresenta um importante e dramático desenvolvimento do pensamento Católico. Tradicionalmente, teólogos diziam que nós somos imagem de Deus como indivíduos, através da nossa alma racional. Isto é certamente verdade. Mas João Paulo II vai um passo além. Ele sustenta que a vida de doação em comunhão do homem e da mulher em “uma só carne” é destinada a espelhar a vida interior de Deus. Surpreendente. Muitas vezes, nossa noção de sexo é jogada na sarjeta. João Paulo II, expondo nossa sexualidade à luz purificadora do plano original de Deus, eleva-a a alturas inimagináveis. E isto nos leva a nossa citação final…

3

“O ethos cristão é caracterizado por uma transformação da consciência e das atitudes da pessoa humana, quer do homem quer da mulher, tal que manifeste e realize o valor do corpo e do sexo, segundo o desígnio original do Criador.” (TdC 45:3)

A palavra “ethos” se refere a orientação interior dos nossos corações – o que nos atrai, o que nos repulsa. Todos nós, por causa do pecado original, precisamos de uma reorientação sexual para atendermos ao plano original de Deus para o desejo sexual. No princípio, antes do pecado, o desejo sexual nada mais era que a experiência do desejo de viver e amar divinamente, à imagem de Deus. Desnecessário seria dizer que esta não é a maneira como nós experimentamos o desejo sexual depois da queda. Como essa citação deixa muito claro, viver uma vida Cristã não significa reprimir nossos desejos, mas sim resgatá-los. E existe um poder real fluindo da morte e ressurreição de Cristo para resgatar nossa sexualidade! Se continuarmos a deixar nossos desejos egoístas e luxuriosos serem crucificados com Cristo, ele permanentemente acenderá em nós um eros redimido que nos permitirá viver e amar à imagem de Deus. Senhor, nos ensine o caminho para essa transformação interior!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s