FAMÍLIA

CIENTISTAS DESCOBREM PORQUE FALAMOS PORTUGUÊS E OS FILHOS ENTENDEM GREGO 

Se você é pai ou mãe, depois de dar uma ordem ao seu filho ou propor-lhe a realização de uma tarefa e não ter sido compreendido, provavelmente você já se perguntou: será que eu estou falando grego?

Pois é, acontece às vezes. Falamos num português bastante claro mas dá a impressão que eles estão ouvindo em grego.

E por incrível que possa parecer, é isto mesmo que acontece! 

Recentes estudos realizados por vários cientistas desocupados da Universidade de Querelas Infantis, concluíram que a maioria das crianças já nascem com um aplicativo instalado no cérebro, do tipo Google Tradutor, e que só funciona do português para o grego. O problema é que, como acontece com todos os aplicativos de tradução, existem pequenas falhas, o que causa o desentendimento entre pais e filhos.

Por exemplo, uma das frases mais analisadas pelos cientistas desocupados foi a seguinte: Atenção! Hora de tomar banho! Essa frase em grego seria: Αρχική σελίδα Ώρα να πάρετε ένα ντους! Mas o cérebro das crianças traduz para: Χαίρομαι! Έχετε άλλη μισή ώρα για να παίξετε! Reparem que Αρχική σελίδα Ώρα να πάρετε ένα ντους! é bem parecido com Χαίρομαι! Έχετε άλλη μισή ώρα για να παίξετε!, mas a segunda significa: Alegrem-se! Vocês têm mais meia hora pra brincar!

Ou seja, as crianças acabam desobedecendo por um, digamos, defeito de fabricação. 

Outra ordem recorrente é: Todo mundo, escovar os dentes e cama!  Que em grego seria: Όλοι βουρτσίζουν τα δόντια και το κρεβάτι τους! Mas os filhos traduzem para Αργά τη νύχτα τηλεόραση είναι δροσερό! que significa Televisão até tarde é bacana!

Outra falha do aplicativo é a tendência a simplificar a frase a ser traduzida quando esta é um pouco extensa.  A frase Υπάρχει παγωτό στο ψυγείο! Μην χρειάζεστε απελπισία, τα έχετε για όλους! significa Tem sorvete na geladeira! Não precisa desespero, têm pra todo mundo! O tradutor infantil reduz para  Το τρέξιμο άλλαξε ή αλλιώς τελειώνει!  que é Corre cambada senão acaba!

Os cientistas não conseguiram detectar a origem do problema e é possível que uma solução a curto prazo não seja praticável. Os estudos apontam que é necessário um esforço contínuo dos pais para ir, aos poucos, ajustando o aplicativo para um correto funcionamento. 

Existe um consenso entre a comunidade científica desocupada de que três procedimentos são os mais recomendáveis para minimizar estes problemas de comunicação. Estes procedimentos foram descritos como: firmeza, paciência e amor

A firmeza está relacionada com a autoridade. É preciso ser firme, e às vezes bem firme, para que o filho entenda que o pai exerce uma autoridade sobre ele e que nenhum remédio lhe proporcionará mais curas do que a obediência. 

A paciência é necessária pois os ajustes a serem feitos no aplicativo tradutor são demorados. O processo é lento. Existem casos relatados de filhos com mais de 30 anos que ainda apresentavam dificuldades em compreender o português dos pais.

E, finalmente, o amor é imprescindível para que a autoridade não se transforme em ira e resulte em violência excessiva ou no uso de xingamentos e palavrões. 

Uma palavra dita com ódio é entendida por qualquer criança em qualquer língua, porém, longe de corrigir o problema, acaba instalando um vírus que age no coração da criança e transforma a confiança em medo.

Ao contrário, uma palavra dita com amor, mesmo que não seja entendida prontamente, instala uma semente no coração da criança que um dia se transformará numa grande árvore chamada gratidão

Como diria São Josemaria Escrivá, numa frase que pode ser considerada como um grande conselho para os pais na educação dos filhos:

Sê firme. – Sê viril. – Sê homem. – E depois… sê anjo!

A paz de Cristo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s