Evangelho do dia

QUAL O TAMANHO DO SEU SÁBADO? 

   Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 

    Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 

    De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado.’ 

Mt 12, 6-8
Neste evangelho, os discípulos de Jesus apanham espigas em uma plantação para comerem. Os fariseus se irritam. Não se podia fazer aquilo em dia de sábado.

No tempo de Jesus, a lei dos judeus tinha quase 40 proibições para o dia de sábado. E o sábado, que era um dia de descanso, dia dos pequenos e humildes, tornou-se dia dos grandes e orgulhosos. O sábado ficou maior que a simplicidade de Deus.

Eu me pus a calcular quantas proibições eu me fiz durante a vida. Quantas regras criei, quantas leis promulguei para minha própria felicidade, por me achar uma pessoa importante.

Estou proibido de me humilhar. Estou proibido de preferir o prejuízo. Andarei sempre de cabeça erguida: estou proibido de chorar meus pecados. Em qualquer situação,  estou proibido de sofrer…

Essas proibições me acompanharam por muitos e muitos anos. Minha vida tornou-se uma luta para vencer, quando deveria ser um aprendizado para amar.

Até que Jesus me disse através do seu Evangelho e da sua Igreja:

“Eu sou maior que tuas leis, maior que tuas regras. Sou maior que o teu sábado.”

Mas Senhor, eu tenho minha família,  meus sete filhos, eu preciso protege-los.

“Eu sou maior que tua família.”

Mas Senhor, estamos indo para outro país como missionários. Estamos nos sacrificando por isso. Eu preciso de ter garantias do sucesso. Pois sempre estive proibido de fracassar.

E Jesus me diz com paciência:

“Eu sou maior que tua missão.”

“Você pode se humilhar. Você pode escolher o prejuízo. Você pode chorar seus pecados todos os dias: se arrepender é santo. E o mais importante: está permitido o fracasso e o sofrimento em tua vida”

“Só assim conhecerá minha misericórdia. Só assim experimentará a imensa alegria de poder ser salvo.  Só assim viverás como Filho daquele que é maior que a própria Vida.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s